sexta-feira, 27 de maio de 2011

O Esfíncter imprestável...o código florestal brasileiro.



Enfiaram no meu cú e nao sabia....

Começo a escrever copiando frases dos principais jornais do mundo.

A imprensa internacional repercutiu nesta quarta-feira (25) a aprovação, durante a madrugada, do Código Florestal Brasileiro na Câmara dos Deputados.

O site do espanhol 'El País' destaca a possibilidade de 'anistia aos destruidores da selva amazônica' gerada pelo projeto e pela emenda 164.

Já o Washington Post aponta que a aprovação diminuiria as restrições sobre os pequenos agricultores e ressaltou os temores dos ambientalistas de que a medida aumente o desmatamento.

O francês 'Le Figaro' descreveu o Código Florestal como um 'projeto polêmico que diminui a proteção da Amazônia e das vastas florestas do país', e destacou a facilidade com que as propostas foram aprovadas, com 410 votos a favor.
http://www.sosflorestas.com.br/

Algumas "coisinhas" do novo código florestal:

Anistia a todos os crimes ambientais até 22 de julho de 2008...isto é, todas as áreas que foram devastadas ilegalmente, nao precisam ser recuperadas. Quer dizer, topos de morros, encostas, nascentes, beiras de rios, etc, nada precisa ser recuperado... Até as multas ficam anistiadas.

Redução das APPS (áreas de proteção permanente) de 30 metros para 15 metros, e as matas dos rios seriam demarcadas os 15 metros no momento de menor vazao do rio, ou seja, na menor largura...parece brincadeira.

Fim da recuperação da reserva legal em áreas com até 4 modulos fiscais (pode chegar até 400 hectares).

Entre outras coisinhas...mas a maior palhaçada é essa:

Compensação de áreas desmatadas em um estado por áreas em outro estado, ou bacias hidrográficas, como se todos os ecossistemas fossem iguais. Ou seja, vou destruir uma área no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, e vou preservar uma área igual na Bahia, ou no Pará...Acredito que até para o mais leigo no assunto, vê nessa medida o absurdo do novo código florestal brasileiro.

E voces sabem porque tudo isso?
Porque depois de anos, o código florestal brasileiro começou a ser fiscalizado, o Ministério Publico investiu atraves da Policia Federal nas grandes áreas de Pecuária na Amazonia e no cerrado. Houve cobrança de multas pesadas, contra os proprietários...Proprietários na maioria das vezes, politicos e empreenteiros que financiam a politica no País.

Aquecimento global, efeito estufa, degelo das calotas polares, aumento do gas carbonico na atmosfera...nada sensibiliza a ganancia dos politicos brasileiros...401 pessoas (congressistas) que enfiaram no rabo de 6 bilhoes de pessoas...

O que o nosso País pode servir como exemplo....

Futebol: será? quem leu a ultima Veja vai verificar que no ritmo das obras só em 2024 os estádios vao ficar prontos.

A verdade que estao acabando e vao acabar (oficialmente) com a nossa maior riqueza, a biodiversidade...

Pode parecer antipatriótico, mas quero mais que nos tomem a Amazônia, pois um País que nao tem a competência politica para gerenciar e preservar essa Floresta, um ambiente de importância global, nao pode se dar ao luxo de ser "dono" deste ecossistema.

Estamos deixando um futuro sombrio para os nosso filhos..tenho pena deles, dói o coração.

Eu, continuo plantando minhas arvorezinhas nativas pela cidade, beijos.

Um comentário:

  1. Muito interessante o blog !
    É bom ver cada dia que passa mais originalidade nessa Blogosfera
    HAHA ;) !
    Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...;

    www.bolgdoano.blogspot.com

    Muito Obrigada, desde já !

    ResponderExcluir